Yoga é Equanimidade – Bhagavadgītā – 2.48

समत्वं योग उच्यते

samatvam yoga ucyate

A equanimidade é chamada de Yoga

समत्वम् [samatvam] => सम + त्व

सम => palavra neutra, no singular, alguns significados: equanimidade, neutralidade, indiferença

त्व =>  sufixo secundário, significando a qualidade de “X”. Como está conectado a uma palavra neutra no acusativo, recebe o म् no fim da palavra. Esse म् é escrito como um ponto em cima त्व ficando त्वं, pois é seguido da semivogal य् .

योग [yoga] => palavra masculina, yoga

उच्यते [ucyate] -> verbo na terceira pessoa do singular da voz passiva no presente. Raiz: √वच् [vac] . Significado: é chamado/a de.

Tripura Rahasya 2.51-52: A importância da autoinvestigação

O Tripura Rahasya é um texto tântrico de extrema importância e muito elogiado por Ramana Maharshi. Abaixo temos a tradução de parte de um de seus versos. Esse verso trata de um dos métodos de autorrealização conhecido como Vichara e que é mencionado também no Yoga-Sutra de Patanjali.

O Tripura Rahasya é um texto tântrico de extrema importância e muito elogiado por Ramana Maharshi. Abaixo temos a tradução de parte de um de seus versos. Esse verso trata de um dos métodos de autorrealização conhecido como Vichara e que é mencionado também no Yoga-Sutra de Patanjali.

विचार: सर्वमूलं हि सोपानं  प्रथमं भवेत्  

Detalhes da tradução:

विचार: masculino, nominativo, singular, investigação
सर्व neutro, acusativo, singular, tudo, completo inteiro
मूलं neutro, acusativo, singular, raiz
हि indeclinável, pois, por causa de
सोपानं neutro, acusativo, singular, escada, degrau
प्रथमं neutro, acusativo, singular, o primeiro de todos
भवेत् verbo 3a pessoa singular, presente optativo raiz √भू , torna-se

Significado:

A investigação torna-se a raiz de tudo pois [é como] a primeira de todas as escadas [para a felicidade].

As palavras entre colchetes foram inseridas a partir do contexto em que o verso aparece.

Tradução: Eanes T. Pereira.

Vedanta com Jonas Masetti – João Pessoa – Novembro de 2017

O mestre de Vedanta Jonas Masetti estará em João Pessoa para ministrar palestra e Workshop.

A palestra da sexta-feira à noite será aberta ao público e o workshop do sábado será fechado para os inscritos no evento.

As vagas são limitadas reserve já a sua por mensagem inbox ou por e-mail: jonasnapb@gmail.com

 

Possíveis efeitos adversos causados pela meditação

Em outro texto publicado neste site, enfatizamos a necessidade de se praticar meditação em uma comunidade ou grupo de pessoas que tenham o mesmo objetivo que a gente. Melhor que isso, em que haja pessoas mais experientes que possam nos ajudar em dificuldades que a meditação possa trazer para nossas vidas. Além disso, naquele texto se enfatizou a necessidade de que a vida do praticante de meditação seja pautada em princípios éticos e morais.

Também já falamos sobre os meditantes intensivos novatos. Ou seja pessoas que nunca praticaram meditação e se submetem a um processo violento de meditação em alguns eventos de espiritualidade fast-food que duram mais de uma semana (isto é, pra quem não sair correndo e pulando o muro logo no primeiro dia). Algumas sugestões para pessoas que pretendem participar de retiros de meditação foram dadas aqui.

Na tabela abaixo, há uma lista de problemas que podem afetar as pessoas que praticam meditação. Os problemas decorrentes da prática intensiva de meditação não são recentes. Existem vários termos técnicos para se referir a tais problemas, por exemplo:

  • No Budismo Zen: Makyō;
  • No Yoga: produto do sukshma sharira em um estado instável;
  • No Budismo Tibetano: Nyam

Tradução realizada por: https://cienciacontemplativa.com.br/

Artigo de onde esta tabela foi traduzida/adaptada: Mindfulness Meditation Research: Issues of Participant Screening, Safety Procedures, and Researcher Training

Autores: M. Kathleen B. Lustyk; Neharika Chawla; Roger S. Nolan; G. Alan Marlatt

Link para o artigo: http://spu.edu/depts/spfc/happenings/documents/13_2009_Lustyketal_MM_safety_AMBM.pdf

Fonte e design do estudo Efeitos Adversos Categoria dos efeitos colaterais Tipo de Meditação Duração da Meditação / Descrição da Intensidade
Castillo: múltiplos estudos de caso Em todos os casos houve relatos de: despersonalização e desrealização. MH TM Práticas individuais (frequência diária/duração não relatada) e cursos residenciais extensos
Chan-Ob e Bonnyanarunthee: múltiplos estudos de caso Caso 1: relatos de sintomas psicóticos, incluindo: alucinações, medos de perseguição, insight e julgamento pobres, redução da ingestão alimentar, insônia relatada como completa perda de sono.
Caso 2: relatos de sintomas psicóticos, incluindo: alucinações, ilusões de grandeza, desordem do pensamento, perda de apetite, inabilidade para dormir.
MH, PH Tipo específico não relatado Caso 1: os sintomas foram relatados após um retiro de meditação intensiva de 7 dias onde foi sugerido que “…meditassem o tempo todo”

Caso 2: os sintomas foram relatados após 3 noites consecutivas de meditação andando pela noite.

French et al. : um caso de estudo Sentimentos de ansiedade, sentimentos de disforia, sentimentos de mania, incluindo euforia/grandiosidade, relatos de comportamento similares à psicose MH TM Prática individual (frequência diária/ a duração não foi relatada)
Jaseja: revisão Aumento da suscetibilidade à epileptogênese PH Vários métodos Este é um artigo teórico relatando EEG e efeitos neuroquímicos da meditação
Kennedy: múltiplos casos de estudo Caso 1: relatos de despersonalização e desrealização, incluindo: autoscopia, visão dupla, grandiosidade/exaltaçao.
Caso 2: relatos de despersonalização e desrealização, sentimentos de ansiedade.
MH MM Dois casos com práticas individuais. Caso 1: a meditação é descrita como treinamento da atenção e Yoga; Caso 2: prática de Arica (relatos de prática na maioria dos dias da semana por uma duração não-especificada)
Lazarus: sumário de múltiplos casos Sentimentos de depressão, incluindo: tentativa de suicídio seguindo um treinamento de um fim de semana de TM. Sentimentos de ansiedade, incluindo: tensão, agitação extrema. Relatos de despersonalização severa MH, PH TM O autor sumariza uma coleção de observações clínicas precipitadas por uma prática individual de TM (frequência diária/duração não relatada)
Persinger: um estudo de caso O EEG revelou mudanças nos lóbulos focais e temporais e mudanças elétricas similares a epilepsia após 19 minutos de TM PH TM Um veterano de 10 anos de ™ observado durante uma sessão de 30 minutos
Persinger: um estudo de revisão Sinais similares a epilepsia parciais significativamente mais complexos PH TM 1081 estudantes universitários pesquisados; 221 deles eram meditadores experientes
Sethi e Bharghava: múltiplos estudos de caso Caso 1: relatos de psicose, incluindo: ilusões de perseguição, alucinações auditivas.
Caso 2: relatos de ilusões religiosas.
MH, SH Tipo não relatado Caso 1: partiparam em 4 dias de meditação intensiva em isolamento
Caso 2: participaram em um retiro residencial de 6 dias.
Shapiro: análise secundária ou amostra de conveniência Sentimentos de depressão, incluindo: motivação diminuída para vida, negatividade aumentada.
Sentimentos de ansiedade, incluindo: pânico ou tensão.
Sentimentos de dissociação, incluindo: desorientação/confusão.
Sentimentos de vício em meditação, relatos de dor
MH, PH Vipassana Retiro residencial, de 2 semanas ou 3 meses de duração, com pratica formal ocorrendo pelo menos 10 horas por dia.
Vanderkooi: múltiplos casos de estudo Caso 1: relato de surto psicótico com: alucinações, ilusões religiosas.
Caso 2: relato de psicose, incluindo: alucinações, medo intenso e solidão.
Caso 3: relato de psicose, incluindo: alucinações, ilusões religiosas.
MH, SH Zen, TM, MM Três casos de psicose seguindo retiros residenciais. Caso 1: retiro Zen de 7 dias. Caso 2: retiro Theravada de 10 dias. Caso 3: retiro MM de fim de semana
Yorston: um caso de estudo Sentimentos de mania, incluindo: falar de mais, hiperatividade, distração, desinibição sexual. Relatos de sintomas psicóticos, incluindo: desordem do pensamento com fugas de ideias, ilusões de grandiosidade. Insônia envolvendo 5 dias de relatos de falta de sono MH Meditação do Yoga e do Zen (sesshin) O Yoga fo descrito como uma aula de fim de semana. O Sesshin foi descrito como um evento intensivo de fim de semana. O paciente também participou de um retiro Zen budista de 2 meses (a frequência/duração da prática diária não foi relatada)