Após alguns mestres consagrados de meditação (principalmente budistas) revelarem que enfrentam problemas mentais, alguns aspirantes ou praticantes de meditação demonstraram desapontamento sobre a eficácia da meditação.
Muitos casos de transtornos mentais entre mestres budistas vieram à tona após a morte de Michael Stone por overdose de opióides. Michael Stone foi um renomado professor canadense de meditação, psicoterapeuta e yogi que escondia de seus alunos os problemas que enfrentava com transtorno bipolar. Pessoas próximas a ele relataram que ele temia o estigma da doença mental, dos preconceitos, e tinha medo de ser rejeitado como professor de Budismo devido aos problemas que enfrentava.
O monge Zen Budista Dogo Barry Graham diz que sempre que percebe algum aluno em busca de cura de problemas mentais usando meditação fala objetivamente com ele que a meditação não pode tratar problemas mentais. Mais que isso, Graham explica que tem problemas mentais e que o Prozac o ajuda muito mais que o Zazen.
O fato é que devido aos próprios budistas a meditação tem sido vista como uma panacéia para os problemas mentais. Especialmente, devido aos “cientistas” envolvidos com o movimento chamado perjorativamente de McMindfulness. Ou seja, a meditação usada como pílula para aumentar o foco no trabalho, para lidar com o stress da vida moderna, etc.
Em um texto recente da revista Tricycle o autor afirma:
Como praticada no contexto tradicional Budista, a mindfulness não é uma forma poderosa espiritualizada de psicoterapia, ou um dispositivo para afinar o ego, muito menos um estratégia para alcançar uma completa autossuficiência invulnerável. Embora de uma forma resumida ela pode ser legitimamente aproveitada para o objetivo de curar o self de uma gama de desordens emocionais e mentais, como um componente essencial no caminho Budista para o nibbana, a mindfulness não é sobre ficar feliz, ou se tornar uma pessoa melhor. Não é sobre felicidade de jeito nenhum – pelo menos não se felicidade é entendida como satisfação de desejos. A mindfulness é, sim, sobre insight enraizado, renúncia , e auto-entrega não-qualificada.
O melhor texto em português que conheço sobre a deturpação dos objetivos da meditação nos dias de hoje foi escrito por Eduardo Pinheiro no Papo de Homem. O título do texto é o Zen Canalha de Steve Jobs, vale a pena ser lido.
Enfim, a meditação é uma ferramenta de desenvolvimento espiritual. Pode ter efeitos colaterais positivos como relaxamento e paz. Mas também pode ter efeitos horrivelmente fortes na mente do praticante. As meditações de youtube totalmente desconectadas de tradição, no máximo são concentração ou relaxamento. A meditação mais profunda e com objetivos espirituais deve ser praticada com o apoio de uma comunidade em que há um professor e pessoas mais experientes. Além disso, as comunidades que praticam meditação com objetivos espirituais seguem tradições milenares que dão segurança ao buscador.
Bom dia!
Uma ótima publicação….um tema que envolve um olhar mais profundo entre sofrimento, comportamento que nos traz o sofrimento, doença mental , crença….uma linha muito tênue entre a doença mental e a espiritualidade…quais os limites que envolvem o tratamento psiquiátrico e a prática de meditação…
Grata Eanes !
Ainda refletindo sobre o tema : psicoterapia e meditação..
Quando estudamos o Budismo Tibetano ,constatamos que a Medicina Tibetana , a qual está inserida nos ensinamentos Budistas trata de maneira apropriada a doença mental ….
ou seja, não existe uma descontinuidade entre a prática Budista como um todo…
Mas quando o pensamento/ filosofia/ religião chega ao ocidente acontece uma fragmentação….perdemos a totalidade…