Duas Kundalinis??

O professor Hareesh, juntamente com alguns colegas dele estudiosos do Tantra estão trazendo à baila várias discussões, no mínimo curiosas. Uma das discussões levantadas por Hareesh em seu livro “The Recognition Sutras” é resumida, em suas próprias palavras como segue.

“A noção de se elevar a kundalinī da base da espinha para a região da coroa da cabeça, que é um ensinamento da tradição do Hatha-Yoga, é significativamente antecedido por um ensinamento do Tantra clássico de que há DUAS kundalinīs — uma Kundalinī superior na cabeça e uma Kundalinī inferior na base (na região do assoalho pélvico). A primeira deve ser ativada e trazida para baixo, a outra deve ser ativada e trazida para cima. Uma vez ativadas, elas movem-se pelo canal central, para finalmente fundirem-se no coração — resultando na experiência de união do transcendente e do imanente, do espiritual e do material.”

Este ensinamento é dado no capítulo 18 do The Recognition Sutras, dentre outras fontes.

Além da novidade das duas kundalinīs, há um fator que merece ser chamado à atenção: a kundalinī de baixo sobe a partir da região do períneo, ou do assoalho pélvico, pelo centro do corpo  e não da base da coluna pela coluna. Muitos autores e professores têm cometido o erro em suas práticas/ensinamentos ao falar que kundalinī sobe pela coluna vertebral. Na verdade, ela sobe pela sushumna nadī (que não está localizada na coluna vertebral.)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *